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Engenheiro construtor de ferrovias e inventor inglês nascido em uma cabana próxima de Dolcoath Mine onde o pai dele era um dirigente de minas, em Illogan, que fabricou o primeiro motor a vapor de alta pressão (1800), e o de baixa pressão para transporte de passageiros (1801) e desenvolveu a primeira locomotiva a vapor para trilhos (1804). Com Andrew Vivian patenteou máquinas a vapor para mover carruagens e outros propósitos (1802).
Nos anos seguintes patenteou, especialmente com Robert Dickinson, vários equipamentos de propulsão a vapor para navios, locomotivas e outros meios de transporte. Também patenteou vários equipamentos relacionados com vapor como boilers, evaporadores, condensadores, tubos de pressão, pistões, etc, de aplicações que iam desde o fornecimento de tração até o cozimento e conservação de alimentos, de máquinas de refrigeração a máquinas agrícolas (1808-1832).
Passou onze anos na América do Sul, trabalhando para donos de minas de prata. Foi enterrado em Dartford, Kent, onde estava trabalhando quando morreu. Sua carreira deu-se no amanhecer da revolução industrial e como muitos grandes homens e mulheres, não teve o reconhecimento que mereceu durante sua vida e só mais recentemente seu valor foi reconhecido em muitos livros de história.