Topo
pesquisar

René Thom

Biografia

PUBLICIDADE

Matemático francês nascido em Montbéliard, Doubs, fronteira suíça, Medalha Fields (1958), a maior premiação internacional para os matemáticos, equivalente ao Prêmio Nobel, e criador da Teoria da Catástrofe (1972), fundamental para a teoria da complexidade. Filho de comerciantes em sua pequena cidade natal, logo cedo mostrou uma propensão para matemática e aos 11 anos, após demonstração de teoremas em geometria espacial, ganhou uma bolsa de estudos.

Concluída sua formação secundária em meio aos percalços da II Grande Guerra, mudou-se para Paris, ocupada pelos nazistas, e entrou para a École Normale Supérieure (1943), com a idéia de estudar filosofia da ciência, mas foi orientado para a matemática, concluindo sua formação aos 23 anos em matemática e em filosofia. Continuou seus estudos durante a Segunda Guerra Mundial, com o mestre Henri Paul Cartan (1904-), na Universidade de Estrasburgo. Ocupando um posto de pesquisador do CNRS, o conselho de fomento científico francês, voltou-se para a topologia algébrica.

Terminou seu doutorado na Faculdade de Ciências de Paris, cinco anos mais tarde (1951) e, como bolsista, realizou estudos no Graduate College de Princeton, USA, onde ele conheceu Albert Einstein (1879-1955). Voltou à França e tornou-se (1953) professor adjunto em Grenoble e depois da Faculdade de Ciências de Estrasburgo (1954-1963). Por seus trabalhos em topologia diferencial, em particular a teoria do cobordismo, o estudo das bordas, foi laureado com a Medalha Fields (1958), o equivalente ao Nobel dos matemáticos. Passou (1964) a professor permanente do Institut Hautes Etudes Scientifique, o IHES, um das instituições científicas de ponta da França, de Bures-sur-Yvette, e no final da década, começou a sistematizar o que veio a ser conhecido como teoria das catástrofes elementares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 Publicou (1972) os resultados desses trabalhos no seu Stabilité Structurelle et Morphogenèse, que o tornou conhecido internacionalmente. Tornou-se membro da Académie des Sciences de Paris (1976) e mais tarde da American Academy of Arts & Sciences. Ficou no IHES até sua aposentadoria (1988) e onde se tornou professor emérito. Morreu de um acidente vascular, aos 79 anos, em Bures-sur-Yvette, Essonne, próximo de Paris, deixando vivos sua esposa Suzanne e três filhos. Outras publicações: Stabilité Structurelle et Morphogenèse - essai d'une théorie générale des modèles (1977) e Paraboles & Catastrophes - entretiens sur mathématique, science et philosophie (1983).

Figura copiada do site TURNBULL WWW SERVER:
http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem R - Biografia - Brasil Escola

René Thom, matemático criador da Teoria da Catástofre
René Thom, matemático criador da Teoria da Catástofre
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola