Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Pasha Ahm[a/e]d Fuad

Primeiro rei do Egito moderno
Primeiro rei do Egito moderno
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Sultão egípcio nascido na cidade do Cairo que se tornou o primeiro o rei (1922-1936) de Egito moderno, promoveu uma nova Constituição e restabeleceu os Direitos Constitucionais e o Parlamento. Filho do khedive Ismail Pasha, o Magnífico, foi educado na Europa e voltou ao Egito (1880). Particularmente preocupado com o exército e os negócios culturais, fundou a Universidade do Cairo (1906) e sucedeu o irmão Hussein como sultão (1917) e posteriormente (1922) ganhou o título de rei, embora a dissolução final do domínio britânico no Egito só tenha sido concretizada no ano seguinte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Elaborada a constituição nacional (1923), dificuldades políticas internas o conduziram a abrogar a constituição vigente e substituir por uma nova (1928) que criou um parlamento com poderes apenas aconselhadores. Uma grande agitação popular (1935) fê-lo voltara atrás a restabelecer a constituição antiga. Casou-se duas vezes, com princesa Chivekiar Ibrahim (1876), com quem teve dois filhos, e com Nazli Sabri (1894), com quem teve cinco incluindo Farouk I, seu sucessor após sua morte, na cidade do Cairo.

Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Pasha Ahm[a/e]d Fuad"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/pasha-ahmad-fuad.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante