Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Raimondo Dei Luzzi

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Grande anatomista e catedrático de medicina da Universidade de Bolonha nascido nessa cidade, na Região da Emilia-Romagna, que escreveu o primeiro livro de texto em anatomia, Anathomia Mundini ou Anatomia de todas as partes corporais internas do ser humano (1316), com fins de ensino universitária.

Cresceu e estudou em sua cidade natal começando em medicina (1290) na Escola de Medicina de Bolonha, e depois também formando-se na Escola de Filosofia. Tornou-se professor de anatomia realizou dissecações em cadáveres em suas aulas, a vista de seus alunos, com finalidades pedagógicas e pesquisa seguindo os preceitos anatômicos de Galeno. Aposentou-se (1324) e morreu em sua terra natal, dois anos depois.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Até a aparição do De humani Corporis fábrica (1543), de Andreas Vesálio, seu Anathomia Mundini foi um dos livros de texto que mais se utilizaram e que mais influenciaram no ensino da anatomia universitária, reconhecido como a primeira obra moderna da matéria. Foi na Itália onde se iniciaram as primeiras dissecações no ensino médico médico ocidental e em alguns outros países como Espanha e Portugal, o ensino médico não evoluiu por que a igreja proibiu esse recurso didático.
Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Raimondo Dei Luzzi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/mondino.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante