Topo
pesquisar

Mairead Corrigan Maguire

Biografia

PUBLICIDADE

Pacifista irlandesa nascida em Belfast, na Irlanda do Norte, Prêmio Nobel da Paz (1976), dividido com Betty Williams. De uma família numerosa formada por 5 irmãs e 2 irmãos, foi educada no St. Vincent's Primary School, Falls Road, Belfast e entrou no Miss Gordons Commercial College, onde só cursou o primeiro ano da faculdade, mas acabou recebendo títulos das universidades devido à importância dos trabalhos que publicou. Como Confidential Secretary do Managing Director da Arthur Guinness & Co. começou sua militância em favor da paz com apenas 16 anos de idade. Casou-se (1981) com um cunhado Jack Maguire, viúvo de uma de suas irmãs que falecera um ano antes, e com esse casamento tornou-se madrasta dos três filhos da irmã, Mark, Joanne e Marie Louise, e teve mais dois, John Francis (1982) e Luke (1984).

Continuou trabalhando, incansavelmente, pela paz, uma coisa difícil de se conquistar na Irlanda, onde católicos e protestantes se degladiam eternamente. Co-fundou (1976) com Ciaran McKeown e Betty Williams e presidiu a Community of Peace People, um movimento das mulheres para a paz na Irlanda do Norte, e o Committee on the Administration of Justice, uma organização não sectária da Northern Ireland que defende os direitos humanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na sua luta pela paz, já visitou dezenas de países e continua na militância na Community of Peace People defendendo a não violência na Northern Ireland, e trabalhando em Organizações Católicas como voluntária, especialmente estabelecendo clubes para crianças abandonadas, adolescentes etc. Além do Nobel, recebeu outros prêmios, como a Carl Von Ossietzky Medal da International League of Human Rights, seção de Berlim, e o Norwegian People Peace Prize (1976) e vários diplomas honorários.

Figura copiada do site da FUNDAÇÃO NOBEL:
http://nobelprize.org/  

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem M - Biografia - Brasil Escola

Uma das ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz (1976)
Uma das ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz (1976)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Mairead Corrigan Maguire"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/mairead-corrigan-maguire.htm. Acesso em 14 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola