Topo
pesquisar

Ignacy Klemens Moscicki

Biografia

PUBLICIDADE

Químico e político polonês nascido em Mierzanów, Império Russo e hoje na Polônia, o terceiro presidente da Polônia (1926-1939). Formado em química, antes da independência de seu país foi obrigado a exilar-se em Londres (1892), onde passou a desenvolver importantes estudos sobre eletroquímica.

No exílio conheceu o lituano Józef Pilsudski (1867-1935), futuro ditador da Polônia, de quem se tornaria correligionário em sua carreira política, no nacionalista Partido Socialista Polonês. Com a independência da Polônia do domínio russo (1918), voltou a seu país, tendo transformado-se no cabeça dos programas de desenvolvimento econômico da importante região da Silesia (1922).

Depois do golpe de estado protagonizado por Pilsudski (1926) foi eleito indiretamente Presidente da República, pela Assembléia. Após a morte de Pilsudski em Varsóvia (1935), assumiu a continuidade da ditadura até a invasão alemã. Novamente exilado, foi morar em Versoix, na Suíça (1939), localidade onde morreu (1946).

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG  

Ordem I - Biografia - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Ignacy Klemens Moscicki"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/ignacy-klemens-moscicki.htm. Acesso em 14 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola