Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Eduardo Gomes

Eduardo Gomes, militar brasileiro
Eduardo Gomes, militar brasileiro
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Militar brasileiro nascido em Petrópolis, Patrono da Força Aérea Brasileira pela Lei nº 7.243, de 6 de novembro (1984). Estudou no Colégio São Vicente de Paula antes de entrar para a Escola Militar do Realengo, de onde saiu declarado aspirante-a-oficial do Exército da Arma de Artilharia. Como primeiro-tenente matriculou-se no Curso de Observadores Aéreos da Escola de Aviação Militar, no Campo dos Afonsos (1921). Idealista participou do episódio do Forte de Copacabana (1922) e da Revolução (1930), na repressão às forças governistas sediadas em Juiz de Fora e com a vitória foi promovido a capitão e logo depois a major. Entrou para a Aviação, recebeu instrução de vôo e foi brevetado. Assumiu o Comando do Grupamento Misto de Aviação.

Implantou o Correio Aéreo Militar (1931), um de seus sonhos de integração nacional. Comandou as forças da Aviação Militar Governista contra os revoltosos de São Paulo (1932) e foi contra o levante comunista do Campo dos Afonsos (1935). Discordou do movimento ditatorias de Vargas e entregou o Comando do 1º Regimento de Aviação (1937). No entanto aceitou o convite de Vargas para comandar as 1ª e 2ª Zonas Aéreas que abrangiam as regiões Norte e Nordeste do Brasil, no início da Segunda Grande Guerra (1941). Após a Guerra por duas vezes foi candidato à Presidência da República (1945/1950), mas derrotado em ambas, voltou à Diretoria de Rotas Aéreas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Eduardo Gomes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/eduardo-gomes.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante