close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Afonso I Henriques

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Rei português (1139-1185) nascido em Guimarães, primeiro soberano do país, aclamado após conquistar Santarém e Lisboa (1147) dos muçulmanos e assegurar a independência de seu país em luta contra os leoneses (1139), dando forma a um dos primeiros estados europeus e assumindo o título de rei. Filho de Henrique de Borgonha, governador do Condado Portucalense, e neto de Afonso VI, imperador de Leão.

Henrique casou-se com a filha ilegítima de Afonso VI, D. Teresa, que passou a governar o condado (1112), ano da morte do marido, até a maioridade do filho. Recusou-se então a passar-lhe o cetro, mas ele tomou o partido dos barões da região sul do rio Minho, que exigiam da rainha uma política mais autônoma em relação ao suserano leonês, e D. Teresa foi derrotada na batalha de São Mamede, perto de Guimarães (1128). Obrigado no começo a prestar vassalagem a seu primo Afonso VII de Leão, com a vitória na batalha de Ourique (1139), assumiu o título de rei e impôs tributo aos vizinhos muçulmanos.

Casou (1146) com D. Mafalda, filha de Amadeu III, conde de Sabóia, e partiu para sitiar e conquistar Lisboa (1147) e proclamá-la capital de seu reino, e ampliou suas fronteiras para além do Tejo, anexando Beja (1162) e Évora (1165). Durante o ataque a Badajoz (1169), em que os muçulmanos foram socorridos por seu genro, Fernando II, quebrou uma perna e foi aprisionado pelo rei leonês, que o libertou mediante a restituição de terras anteriormente conquistadas na Galiza.

Consolidou a monarquia lusa quando, lutando ao lado de seu filho e sucessor Sancho, derrotou definitivamente os muçulmanos do emir Yusuf Abu Jaoub (1184). Morreu em Coimbra (1185), depois de ver consolidados os alicerces da monarquia lusa, dando forma a um dos primeiros estados europeus.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem A - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Afonso I Henriques"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/afonso-i-henriques.htm. Acesso em 25 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Estude agora


Pré-Enem | Intertextualidade

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...

Entrevista com Luiza Mamede, nota 1000 na redação do Enem 2021

Entrevista com Luiza Mamede, uma das estudantes que tiraram 1.000 na redação do Enem 2021. Ela contou como foi sua...