Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Abbe Antonio Beneditto

Pai da escola hidráulica italiana
Pai da escola hidráulica italiana
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Beneditino italiano nascido em Brescia, professor de matemática em Pisa e Roma, tido para muitos como o pai da escola hidráulica italiana, em virtude de ter publicado Della misura delle acque correnti, o primeiro livro italiano sobre o assunto (1628). Adotou o nome de Benendetto após entrar para a ordem dos beneditinos (1595). Morou no monastério de Pásua (1604-1607) e foi um dos estudantes de Galileu.

Após receber uma cópia do Sidereus Nuncius, em Brescia (1610), ele foi morar em Florença (1611) e passou a pesquisar em hidráulica junto a Galileu e por indicação deste tornou-se professor em Pisa (1613). Defendeu a teoria coperniana e tornou-se consultor do Papa (1626) para assuntos fluviais dos Estados Pontifícios e professor de matemática da Universidade de Roma. Em Roma publicou o importante trabalho em hidráulica, Della Misura dell'Acque Correnti (1628) um livro considerado marca da fundação da hidrodinâmica moderna.

Também fez importantes descobertas em iluminação, assunto em que independentemente formulou a lei fotométrica, visão e formação de imagens e diafrágmas em telescópios. Também foi pioneiro em estudos sobre absorção diferenciais pelas diversas cores. Redefiniu o princípio da continuidade com a famosa lei de Catelli e morreu em Roma. (Ver mais em Filippo Arredi, Intorno al trattato 'Della misura dell'acqua correnti' di Benedetto CasteIll, Annali dei Lavori Pubblici, no. 2 (1933).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Abbe Antonio Beneditto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/abbe-antonio-beneditto.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante