Topo
pesquisar

Sonar

Física

O sonar é um dispositivo que determina a profundidade oceânica e capta obstáculos. Os modelos mais atuais geram imagem em preto e branco do fundo do oceano.
Navios utilizam o sonar
Navios utilizam o sonar
PUBLICIDADE

Alguns meios de transporte aquáticos utilizam o sonar; um dispositivo criado na segunda década do século XX que pode ser usufruído com a finalidade de determinação de profundidade oceânica, captador de obstáculos e, os mais atuais, permitem gerar imagens em preto e branco do fundo do oceano.
O princípio de funcionamento desse dispositivo tão interessante está concentrado no fenômeno de reflexão que a onda sonora emitida por ele apresenta.
Conhecendo a velocidade do som (emitido pelo sonar) na água, basta marcar o tempo de ida e vinda imediatamente após a emissão do som e determinar a profundidade ou se há algum obstáculo pela frente.

 

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges de. "Sonar"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/sonar.htm>. Acesso em 17 de dezembro de 2017.

Questão 1

(UFPE) Diante de uma grande parede vertical, um garoto bate palmas e recebe o eco um segundo depois. Se a velocidade do som no ar é 340 m/s, o garoto pode concluir que a parede está situada a uma distância aproximada de:

a) 17 m

b) 34 m

c) 68 m

d) 170 m

e) 340 m

Ver resposta
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA