Topo
pesquisar

Espirro

Doenças e patologias

O espirro é uma reação involuntária de nosso organismo na presença de partículas ou micróbios que causam irritação.
PUBLICIDADE

O espirro é uma reação involuntária de nosso organismo à presença de partículas ou micróbios que causam irritação, como poeira, pólen, ácaros, vírus, bactérias e fumaça. Atuando como um eficiente mecanismo de defesa de nosso organismo, este consiste na expulsão brusca e rápida de ar e gotículas pelo nariz e boca; muitas vezes desobstruindo o nariz.

Os mecanismos do espirro envolvem a identificação do agente irritante no nariz pelo nervo trigeminal, tendo como resposta a contração do tórax e abdome, e enchimento de ar pelos pulmões. Tal conformação faz com que o ar saia com bastante força, resultando no espirro.

Ele também pode ser causado por algum estímulo ótico, sendo chamado de espirro de reflexo fótico. Neste caso, a incidência de um feixe repentino de luz faz com que o nervo ótico envie sinais para o cérebro para fazer com que a retina se constrinja. Como este nervo está bem próximo do trigeminal, este último acaba recebendo parte dos sinais elétricos enviados ao cérebro, fazendo com que este órgão identifique erroneamente uma irritação nasal e... ATCHIM!!!


Importante:

Caso se sinta constrangido em espirrar, um forte aperto no nariz pode impedir que ele ocorra. Mas, se por um acaso tal estratégia não for eficiente, não o evite! Como a velocidade de um espirro pode alcançar surpreendentes 160 km/h, a pressão provocada quando se prende este jato pode causar problemas, como a própria ruptura dos tímpanos.


Curiosidade:

O famoso “saúde”, dito quando alguém espirra, vem da antiga crença de que este era sinônimo de mau presságio, relacionado a doenças graves.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Doenças - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Espirro"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/doencas/espirro.htm>. Acesso em 03 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA