O fascismo é uma ideologia política autoritária que surgiu na Europa no século XX, durante a primeira metade do século. Originado na Itália com Benito Mussolini, o fascismo se caracterizava pelo nacionalismo extremado, autoritarismo, culto à personalidade do líder, militarismo e desprezo pelos direitos individuais.
O fascismo tinha como princípios a supremacia da nação sobre os indivíduos, a glorificação da violência e a rejeição à democracia. Durante sua ascensão ao poder, os fascistas se utilizavam de propaganda intensiva e manipulação da opinião pública para sustentar seu regime totalitário.
Hoje em dia, o fascismo ainda é uma ideologia presente em alguns países, manifestando-se em movimentos políticos e grupos extremistas que pregam a intolerância, a xenofobia, o autoritarismo e a violência como forma de alcançar seus objetivos. É importante ressaltar que, mesmo em países onde o fascismo não está no poder, existem grupos que defendem ideias fascistas e que representam uma ameaça à democracia e aos direitos humanos. Por isso, é fundamental estarmos atentos e combatendo qualquer forma de fascismo e extremismos que possam surgir em nossa sociedade.