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Duvida - como fazer um ofício  

Por Evelyn Daianne Da Silva Santos

8 meses

como fazer um ofício  

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Resposta de Iara - Inteligência artificial

Atenção! Respota gerada pela Iara - Brasil Escola!
Para fazer um ofício, você deve seguir algumas orientações específicas. Primeiramente, é importante que você tenha em mente o modelo de documento que será utilizado. Um ofício é um tipo de correspondência formal utilizada no meio corporativo, acadêmico ou institucional.

Para começar, você deve colocar o local e a data no canto superior direito do papel. Em seguida, informe o destinatário do ofício, escrevendo o nome da instituição ou pessoa, seguido pelo cargo, endereço e CEP. Depois, coloque o assunto, que deve ser claro e objetivo.

Na sequência, inicie o texto do ofício, sempre mantendo uma linguagem formal e respeitosa. Evite gírias, abreviações e coloquialismos. Seja claro e direto ao ponto.

Ao final do texto, faça uma despedida cordial, como "Atenciosamente" ou "Cordialmente". Em seguida, coloque o seu nome, cargo e assinatura.

Lembre-se de revisar o texto do ofício para evitar erros ortográficos ou gramaticais. E, por último, coloque o anexo, se necessário, e encaminhe o ofício da forma combinada com o destinatário (por email, correio, pessoalmente, etc).
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Resposta de Bruna Gabriele

Para fazer um ofício, siga estas diretrizes básicas:

1. Coloque a cidade e a data no canto superior direito da página.

2. Abaixo da data, escreva o nome da instituição ou empresa para a qual o ofício será enviado, seguido pelo nome e cargo do responsável.

3. Inicie o corpo do ofício com um cumprimento adequado, como "Prezado(a) Sr.(a)" seguido do sobrenome do destinatário.

4. Na introdução, explique claramente o motivo do documento, usando frases como "Venho, por meio deste, solicitar..." ou "Gostaria de informar que...".

5. Desenvolva o conteúdo em parágrafos separados, abordando os pontos relevantes de forma organizada e concisa. Use uma linguagem formal e evite expressões informais ou ambíguas.

6. Na conclusão, resuma o objetivo do ofício e agradeça a atenção do destinatário.

7. Encerre o ofício com uma saudação formal, como "Atenciosamente," ou "Cordialmente," seguido do seu nome completo, cargo (se aplicável) e informações de contato, como telefone e e-mail.

8. Se for uma cópia física, assine o ofício manualmente abaixo da saudação. Se for enviar por e-mail, digite seu nome completo.

 

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