Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Você já sentiu Cãibras?

Gustavo Kuerten previne cãibras comendo bananas
Gustavo Kuerten previne cãibras comendo bananas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Por que sentimos as terríveis cãibras? Aquela dorzinha incômoda que aparece principalmente quando estamos em meio a uma maratona de exercícios. A resposta vem do nosso cérebro, a cãibra é uma contração espasmódica (espasmo muscular que acontece involuntariamente) dos músculos. É uma contração súbita, de curta duração e dolorosa, de um músculo ou de um grupo muscular, e geralmente ocorre na panturrilha e no pé.

Nosso cérebro possui uma placa motora localizada entre nervo e músculo, e como nossos músculos se contraem o tempo todo, disparam cargas elétricas dentro do cérebro. Essa carga elétrica altera o equilíbrio entre dois minerais: potássio e sódio.

O potássio se encontra dentro da fibra muscular e o sódio fora dela, este é o ponto principal do contexto: a ordem dos minerais dentro do músculo. A má alimentação causa um desequilíbrio nos teores de sódio e potássio, há uma inversão de posição dos minerais presentes, o sódio entra na fibra e o potássio sai da fibra: o músculo então se contrai involuntariamente. Essa contração é denominada de cãibra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro fator que pode levar a este incômodo é a fadiga muscular. O corpo é obrigado a tirar energia de onde puder, então, retira-a do glicogênio (açúcar do músculo). Quando o glicogênio se desfaz, grande quantidade de ácido láctico é liberada, esse ácido penetra na placa motora e dificulta o disparo da carga elétrica, o ambiente fica mais carregado e ácido, ou seja, mais propenso a cãibras.

Existe uma maneira de evitar essa dor intensa? O recomendável é ingerir alimentos ricos em potássio e cálcio. Já reparou como alguns jogadores de tênis comem bananas? Eles sabem o que fazem: essa fruta é uma fonte de minerais, mais precisamente de potássio. É essencial manter uma dieta balanceada, não só para prevenir cãibras, mas por uma série de doenças vinculadas à falta de minerais no organismo, por exemplo, a osteoporose.
 

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Você já sentiu Cãibras?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/voce-ja-sentiu-caibras.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante