Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fome Oculta

As hortaliças são importantes no combate da fome oculta
As hortaliças são importantes no combate da fome oculta
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A síndrome da fome oculta ocorre pela perda de nutrientes armazenados no organismo, perda essa causada pela má alimentação dos indivíduos. Não há sintoma no primeiro estágio, pois a síndrome não compromete o rendimento corpóreo. Posteriormente começam a aparecer sintomas como contração dos músculos, câimbras, irritação, fraqueza, exaustão, cansaço, sangramento vaginal, queda de cabelo e outros.

A síndrome se manifesta principalmente em pessoas que fazem dietas alimentares rigorosas, em pessoas que fazem exercícios físicos e em obesos. Tais pessoas cortam consideravelmente algum grupo alimentar com a intenção de perder peso provocando, assim, a carência de determinados nutrientes. De difícil diagnóstico, a síndrome da fome oculta é bastante confundida com outros transtornos alimentares como compulsão alimentar (já que o indivíduo come e ainda sente necessidade de comer), anorexia e desnutrição, já que os alimentos consumidos não possuem quantidade necessária de vitaminas e sais minerais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As pessoas que se alimentam fora de casa ou aquelas que não conseguem preparar alimentos naturais e saudáveis por falta de tempo precisam dar preferência a restaurantes self service, pois é possível escolher alimentos assados, cozidos e in-natura, evitando frituras e alimentos congelados.
A síndrome da fome oculta provoca problemas no sistema imunitário e no desenvolvimento do indivíduo, fazendo com que, nesse período, o indivíduo permaneça frágil quanto à ação de vírus, bactérias e outros.
 

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Gabriela Cabral da Silva Dantas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Fome Oculta"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/fome-oculta.htm. Acesso em 21 de abril de 2024.

De estudante para estudante