Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Equoterapia

Equoterapia: método que trabalha aspectos somáticos e psíquicos dos praticantes
Equoterapia: método que trabalha aspectos somáticos e psíquicos dos praticantes
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A equoterapia, também chamada de equitação terapêutica, é um método terapêutico interdisciplinar indicado para o desenvolvimento pessoal, somático e psíquico de pessoas com comprometimentos motores, mentais, ou emocionais; no qual cavalos são intermediadores, exercendo um papel fundamental de motivadores deste processo.

Esse método permite que o indivíduo desenvolva suas potencialidades, trabalhando aspectos relacionados ao tônus muscular, força, flexibilidade, relaxamento, responsabilidade, sociabilização, autoconfiança e autoestima.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Em relatos que nos remonta há 400 anos a.C., indicando o contato com estes animais para o tratamento de insônia e epilepsia, tal abordagem foi reconhecida em nosso país como método terapêutico em 1997, pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitacional, e pelo Conselho Federal de Medicina (parecer 06/97). Atualmente existem mais de 210 centros de equoterapia no país, tanto na Região Norte quanto Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, veterinários e zootecnistas são alguns dos profissionais pertencentes à equipe. Esses definirão, para cada caso, um programa especial de acordo com os objetivos identificados. Embora as avaliações sejam individuais, a prática da equoterapia pode ser feita tanto individualmente quanto em grupo, sendo geralmente indicadas duas seções por semana, cada uma de aproximadamente meia hora de duração.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Equoterapia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/equoterapia.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante