Topo
pesquisar

As qualidades de um texto

Redação

PUBLICIDADE


O ato de redigir, perante a concepção de muitos, representa algo complexo. O emissor, vendo-se diante de uma folha em branco, sente-se atordoado com tal procedimento: as ideias parecem escapar-lhe à mente. A competência? Essa também parece se esvair a cada instante. Afinal, será que o que nos resta é deixar tudo de lado, ou fazer de tais obstáculos um trunfo para que possamos aprimorar nosso desempenho?

Diante desse impasse, cabe ressaltar a importância de estarmos aptos mediante o cumprimento da referida incumbência. Aptidão essa conquistada ao longo de nossa experiência enquanto interlocutores envolvidos no ato comunicativo. Estabelecer familiaridade com a leitura no sentido de aprimorar o vocabulário, bem como o conhecimento de mundo, revelam sua palavra de ordem. Assim, ao passo que nos tornamos adeptos dessa prática, adequamo-nos aos requisitos ora retratados pela modalidade escrita.

Frente às evidências firmadas, o artigo em questão tem por finalidade discorrer acerca das qualidades inerentes a um bom texto, com vistas a reafirmar o fato de que, antes de tudo, a mensagem nele presente precisa estar clara, precisa e coerente. Assim, vários são os fatores que incidem nesse processo. Vejamos, pois cada um de modo particular:

Coesão

A mensagem somente expressará clareza caso as ideias estejam ordenadas e dispostas entre si de maneira satisfatória. Para tanto, faz-se necessário que haja uma perfeita e harmoniosa ligação entre os parágrafos, caracterizada por meio do encadeamento semântico (relativo ao significado) e do encadeamento sintático (representado pelos mecanismos que unem uma oração à outra).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estamos falando aqui da coesão, representada por recursos linguísticos responsáveis por cumprir tais requisitos. Entre estes destacam-se os conectivos, preposições , pronomes e advérbios, daí a função das classe gramaticais.
Assim sendo, a coesão refere-se à forma relativa ao discurso apresentado, materializada por meio da articulação desses elementos gramaticais, produzindo assim diversos enunciados.

Coerência

A coerência diz respeito ao conteúdo textual, manifestado por um discurso claro e preciso. Tal requisito somente é materializado se houver uma perfeita organização entre as partes que o constituem. Caso contrário, tratar-se-á de um discurso desconexo e ilógico.

Clareza textual

Há quem diga que palavras eruditas fazem toda a diferença na construção textual. Trata-se de um mero engano, pois a escolha das palavras é realmente muito importante, mas elas precisam se adequar ao discurso ora preferido, corroborando assim para um perfeito entendimento mediante a interlocução, desprovido de quaisquer indícios de ambiguidade.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Redação - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "As qualidades de um texto "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/qualidades-um-texto.htm>. Acesso em 15 de dezembro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola