Topo
pesquisar

Óleo de Babaçu: produção de N-parafina

Química

PUBLICIDADE

A N-parafina é um subproduto do petróleo, é usada para fabricar detergentes e fluidos para perfuração de poços. Este fluido é usado para lubrificar a coluna de perfuração de poços de extração de petróleo, mas a produção desse produto está em declínio no mundo todo.

Uma tecnologia inédita está sendo desenvolvida nas refinarias da Bahia: uma mistura de óleo de babaçu com N – parafina a partir de reações químicas de hidrogenação. O resultado é um rendimento de 100 % na manufatura de fluido de perfuração.

Mas porque dentre a variedade de óleos vegetais existentes no Brasil, o óleo de babaçu foi o escolhido para esta finalidade? O babaçu é mais leve e se concentra na região Nordeste.

Como o Nordeste é uma região carente, foi prioridade na escolha. A extração do óleo de babaçu nesta região poderá ajudar na geração de empregos, já que na região do Maranhão se encontra a maior concentração de babaçuais do país: são 10 milhões de hectares.

Processo de obtenção da N- parafina:

1- Após a N-parafina ser extraída do petróleo pelo processo de destilação, ela é transferida para um reator com catalisador onde será feita a mistura com o óleo de babaçu e hidrogênio (hidrogenação);

2- O catalisador promove a quebra das cadeias de carbono do óleo vegetal, nesta etapa do processo, compostos indesejáveis e contaminantes, como enxofre e aromáticos, são eliminados;

3- O fracionamento final permite separar a N-parafina de acordo com a sua utilização. À temperatura mais elevada se obtém a fração destinada a óleo diesel, à temperatura intermediária para detergentes e à temperatura baixa para fluidos de perfuração de poços de petróleo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

O cultivo deste fruto se concentra no Maranhão
O cultivo deste fruto se concentra no Maranhão

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Óleo de Babaçu: produção de N-parafina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/oleo-babacu-producao-nparafina.htm. Acesso em 14 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola