PUBLICIDADE
Imagine que lavar roupa é uma prática que sempre existiu, o interessante é saber o que era usado para esta lavagem. Será que o sabão já se fazia presente em tempos remotos? Se não, como se fazia para lavar roupas e utensílios domésticos?
A notícia não é muito higiênica, em vez de ter aquele cheirinho bom de amaciante, as roupas tinham um odor nada agradável de ...urina, ah! Isso mesmo, mas exatamente por quê?
O sabão em tempos antigos não existia e quando surgiu não custava barato como hoje, a alternativa era usar o que se tinha para limpar: a urina era usada junto à água para lavar as roupas. Mas não pense que esta utilização não tinha origem científica, a urina possui em sua composição a substância química amoníaco, com base neste princípio é que foi usado com alvejante no clareamento das roupas.
Anos mais tarde o sabão começava a ser produzido através da gordura animal (sebo) misturada com cinzas vegetais. Já no ano de 1400 o sabão já era fabricado em abundância na Espanha, Itália e França.
Por Líria Alves
Graduada em Química