Topo
pesquisar

Mentol

Química

PUBLICIDADE

O Mentol, como o próprio nome já diz, pertence à família dos alcoóis, possui fórmula molecular C10H20O. Também conhecido como 2–Isopropil-5-metilciclo-hexan-1-ol, este composto orgânico recebe a classificação de álcool terpênico, veja a estrutura:



O mentol é obtido a partir da extração do óleo essencial da folha da menta (foto à esquerda). Quando presente em produtos alimentícios proporciona ação refrescante, sendo por isso utilizado para dar sabor a balas, chicletes, pastilhas, etc.

Mas o motivo pelo qual sentimos a boca gelar quando experimentamos uma guloseima com sabor menta vai além da composição.

O mentol ativa os sensores responsáveis pela sensação de frio em nosso corpo, sendo assim, quando colocamos produtos à base de menta em contato com nosso corpo temos a refrescância imediata. Isto também ocorre com gel para combate a hematomas, o contato da substância mentol com a pele quente proporciona certo alívio devido à ação gélida.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais! Alcoóis - Saiba mais sobre esta classe de compostos.

Funções Orgânicas - Química Orgânica 

QuímicaBrasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Mentol"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/mentol.htm. Acesso em 20 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola