Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Formigas gostam de adoçante?

Química

PUBLICIDADE

Formiga gosta de adoçante artificial? Esta é uma pergunta bem curiosa, considerando que esta espécie adora o nosso tradicional açúcar.

A diferença fundamental está na composição. A sacarose sólida que consumimos na forma de açúcar é rica em carboidratos, um dos alimentos preferidos das formigas. E não é para menos, as calorias provenientes do consumo de sacarose fornecem a energia necessária para a sobrevivência da espécie.

A quantidade razoavelmente pequena de açúcar que as formigas consomem já é suficiente para as manterem em movimento, uma vez que cada grama de sacarose fornece 4 Kcal para as pequeninas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enquanto isso nos conformamos com o sabor artificial dos adoçantes, até mesmo por que possuem uma capacidade maior de adoçar (300 vezes mais do que açúcar). É válido ressaltar que, em vez da sacarose, os adoçantes contêm sacarina, substância que não é metabolizada pelo organismo. Daí o porquê das formigas não se interessarem por ela, a sacarina não produz nenhuma energia.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Formigas no açúcar
Formigas no açúcar

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Formigas gostam de adoçante?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/formigas-gostam-adocante.htm. Acesso em 15 de junho de 2021.