Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Etileno e frutas maduras: qual a relação?

Tomate e banana maduros: presença de etileno
Tomate e banana maduros: presença de etileno
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O etileno é um composto orgânico responsável pela maturação de frutas. Também conhecido como eteno, este composto funciona como um hormônio e se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca até seu interior, é produzido a partir das células.

A reação que produz etileno é a oxidação de lipídios, quando a mesma é realizada provoca um rompimento nas fibras do fruto, tornando-o macio. A doçura das frutas maduras é explicada pela quebra das ligações do amido presente em sua composição. O etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere a cor verde e que após a maturação adquire cor avermelhada ou amarelada (conforme o fruto).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Agora um segredo para acelerar o processo de maturação de frutas como tomate e banana: coloque-as juntas em um recipiente fechado. Sabe-se que a banana, assim como o tomate, exalam etileno quando estão maduros, colocando-os cobertos você evita que o etileno - que é um gás - escape, ele fica retido no recipiente e acelera o processo de amadurecimento de frutas verdes.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Etileno e frutas maduras: qual a relação?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/etileno-frutas-maduras-qual-relacao.htm. Acesso em 23 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante