Topo
pesquisar

Exodontia

Odontologia

PUBLICIDADE

A palavra exodontia significa: exo = fora / dontia = dente, então exodontia é a remoção cirúrgica de um elemento dentário, ou seja, a exodontia é a remoção do dente de seu alvéolo através de uma dilatação desse, e com rompimento das fibras periodontais, que ligam o dente ao tecido ósseo.

Existem dois casos em que isso ocorre e se faz necessário a extração do dente do paciente: o primeiro é por motivo patológico, quando não é possível fazer uma regressão da patologia, e o segundo é devido a um problema funcional, como nos casos em que há necessidade de tirar o dente do siso, também chamado de terceiro molar, que, muitas vezes, encontra-se mal posicionado ou está em local de difícil acesso para uma boa higienização.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Exodontia só deve ser recomendada em último caso, como, por exemplo, quando os ligamentos que seguram o dente estiverem abalados e não tiverem mais condições de uma reversão.

Você sabe o que é exodontia?
Você sabe o que é exodontia?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Exodontia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/odontologia/exodontia.htm. Acesso em 28 de fevereiro de 2020.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola