Topo
pesquisar

Dente Impactado

Odontologia

PUBLICIDADE

O dente impactado, também denominado de encravado ou incluso, é aquele que, por falta de força de irrupção, não conseguiu romper a camada fibrosa para surgir na cavidade bucal. Há também os dentes semi-impactados, ou semi-inclusos, que se situam em uma situação intermediaria, isto é, não nasceram nem estão encravados no osso.

É ocasionado pela falta de espaço na arcada dentária, devido à perda prematura de dentes decíduos ou, ainda, por deficiência de crescimento ósseo. Os dentes que mais apresentam essa anomalia são os terceiros molares (superiores e inferiores) e os caninos superiores.

Tratamento

O tratamento irá visar em primeiro lugar à conservação dos elementos dentários, no caso de não ser possível conservar o dente, o melhor a fazer será a sua remoção. A radiografia é um importante recurso poderá auxiliar no correto diagnóstico, pois ajudará a visualizar o posicionamento dentário e sua relação com os elementos anatômicos vizinhos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Doenças Bucais - Odontologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Dente Impactado"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/odontologia/dente-impactado.htm. Acesso em 28 de fevereiro de 2020.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola