Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Olimpíada Canguru de Matemática 2025: inscrições para concurso estão abertas

Escolas brasileiras públicas e particulares já podem se inscrever no Concurso Internacional Canguru de Matemática 2025

Em 13/11/2024 09h16 , atualizado em 13/11/2024 09h19
Estudante e canguru mascote das Olimpíadas Canguru de Matemática
Provas do Canguru de Matemática foram realizadas por 1,3 milhão de estudantes em 2024. Crédito da Imagem: Divulgação
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Concurso Canguru de Matemática 2025, também conhecido como Olimpíada Canguru de Matemática, está com prazo aberto de inscrição para escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Instituições podem se inscrever pela internet até 14 de março de 2025.

Faça aqui a inscrição para a Olimpíada Canguru de Matemática 2025!

Provas acontecem no dia 20 de março de 2025 e podem ser aplicadas tanto no formato impresso quanto no online, ambos realizados nas dependências das instituições. Em 2024, mais de 1,3 milhão de estudantes fizeram a olimpíada. 

Podem participar da Olimpíada Canguru de Matemática 2025 estudantes do 3º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. 

A taxa de inscrição para escolas varia de R$149 até R$1.599 a depender do modelo escolhido de participação no concurso. Todas as orientações e informações necessárias para participação no Concurso Canguru de Matemática 2025 estão disponíveis neste regulamento.

Esta prova acontece de forma simultânea em mais de 100 países. A expectativa para 2025 é que mais de 10 mil escolas participem da iniciativa. Neste ano, o Brasil foi o país com o maior número de participantes em todo o mundo. 

Leia também: Provas da Olimpíada de Matemática Mirim-Obmep 2024 foram aplicadas nesta semana

Inscrição da Olimpíada de Canguru de Matemática 2025

A inscrição da Olimpíada Canguru de Matemática 2025 deve ser feita por professores, diretores e coordenadores das escolas interessadas em participar do concurso. Ou seja, é necessário que um representante cadastre a instituição na olimpíada. Podem participar instituições da rede pública e privada.

O cadastro no concurso é realizado pela escola que deverá utilizar o código do Ministério da Educação (MEC) e Inep, de 8 dígitos, para identificação da instituição. No caso de escola que possui mais de uma unidade, cada unidade da rede deve ser inscrita utilizando seu próprio código. 

Os representantes serão responsáveis por fazer o download do caderno de provas, imprimir a avaliação, distribuir os dados de acesso das provas (no caso do formato online).

Estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar da prova, conforme as orientações estabelecidas no item 5 do regulamento. 

Medalhas da Olimíada Canguru de Matemática
Estudantes com as melhores notas receberão medalhas da Olimpíada Canguru de Matemática.
Crédito: Reprodução / Centro de Paula e Souza.

Datas da Olimpíada Canguru de Matemática 2025

Confira as principais datas da Olimpíada Canguru de Matemática 2025:

  • Inscrições: até 14/03/2025

  • Disponibilização das provas para impressão e folhas de respostas: 17/03/2025

  • Provas: 20/03/2025

  • Datas alternativas de aplicação das provas: 21 a 26/03/2025

  • Lista de estudantes com possibilidade de premiação: 12/05/2025

  • Resultado: 02/06/2025

  • Certificados digitais: 09/06/2025

Como é a prova do Canguru de Matemática?

A prova da Olimpíada Canguru de Matemática 2025 será dividida em seis níveis. O conteúdo cobrado será de acordo em ordem crescente de dificuldade. 

A aplicação da olimpíada acontecerá no dia 20 de março de 2025 de forma online. As escolas encaminharão aos estudantes os dados de acesso da prova. 

Veja abaixo os níveis da Olimpíada Canguru de Matemática 2025:

Níveis do Concurso Canguru de Matemática/Crédito: divulgação 

As provas dos níveis P e E terão um total de 24 questões, enquanto as dos demais níveis contarão com 30 questões cada. Os estudantes terão 1 hora e 40 minutos para resolver a avaliação, em todos os níveis. 

A estrutura da olimpíada contará com questões de grau fácil, médio e difícil. O conteúdo exigido possui foco tanto em habilidades de raciocínio (níveis P, E, B e C), quanto em conhecimento técnico adicional (níveis J e S). 

Estude para a Olimpíada Canguru de Matemática 2025 com os conteúdos gratuitos do site do Brasil Escola

Resultado e premiações da Olimpíada Canguru de Matemática 2025

O resultado da Olimpíada Canguru de Matemática 2025 está previsto para ser liberado no dia 2 de junho. Segundo o regulamento, todos os inscritos receberão certificados de participação no dia 9 de junho.

Os estudantes com melhores desempenhos na prova receberão medalhas da olimpíada, seguindo a distribuição listada abaixo:

  • 1% dos mais bem colocados, por nível, receberão medalha de ouro;

  • 2% dos mais bem colocados, por nível, receberão medalha de prata;

  • 3% dos mais bem colocados, por nível, receberão medalha de bronze;

  • 4% dos mais bem colocados, por nível, receberão honra ao mérito.

A organização enfatiza que não há distinção entre estudantes que fazem as provas impressas com as do formato online. 

Com a divulgação dos resultados preliminares no dia 12 de maio de 2025, as escolas terão dez dias corridos para a apresentação de recursos. As escolas terão acesso somente aos resultados de seus estudantes. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é o Concurso Canguru de Matemática?

O Concurso Canguru de Matemática visa estimular o raciocínio lógico e as estratégias de solução de problemas de forma divertida e desafiadora. 

Criado há 30 anos na França, o concurso atualmente atrai estudantes de cerca de cem países. A olimpíada Canguru de Matemática ocorre no Brasil desde 2009. 

Para mais informações, acesse o site do Concurso Canguru de Matemática.

Olimpíadas de Matemática e vestibulares

Algumas universidades públicas realizam processos seletivos específicos para quem participa de Olimpíadas Científicas, como o Concurso Canguru de Matemática. A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são exemplos.

Saiba mais: Como funcionam as Olimpíadas Científicas 

 

Por Lucas Afonso
Jornalista