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Inscrições abertas para programa que concede bolsas de estudo para estrangeiros

Interessados em participar do PEC-G precisam procurar as missões diplomáticas ou repartições consulares até 7 de julho.

Em 12/05/2014 17h25 , atualizado em 12/05/2014 17h28
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Estão abertas a partir desta segunda-feira, 12 de maio, as inscrições para a edição de 2014 do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério da Educação (MEC). O programa concede bolsas de estudo em cursos de graduação no Brasil para estudantes estrangeiros. Nessa edição, poderão se candidatar os naturais dos seguintes países:

África: África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Egito, Gabão, Gana, Mali, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, República do Congo, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Tanzânia, Togo e Tunísia.

América do Norte e Central: Antígua e Barbuda, Barbados, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana e Trinidad e Tobago.

América do Sul: Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai.

Ásia: China, Índia, Líbano, Paquistão, Síria, Tailândia e Timor Leste.

No PEC-G o estudante estrangeiro cursa gratuitamente a graduação em uma das universidades conveniadas, mas, em contrapartida, precisa atender a alguns critérios, como ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, provar que é capaz de custear as despesas no Brasil e, no caso dos países fora da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), ter Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

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Os interessados precisam procurar as missões diplomáticas brasileiras ou repartições consulares em seus países e efetuar a inscrição no PEC-G até 7 de julho. Na ocasião, é necessário apresentar declaração de compromisso, histórico escolar e declaração de conclusão do nível de ensino correspondente ao ensino médio e comprovante de capacidade econômica dos pais ou responsáveis. Os documentos, com exceção da declaração de compromisso, devem ser autenticados em consulado brasileiro. 

O processo seletivo será realizado por docentes e técnicos das instituições de ensino superior brasileiras participantes do programa. Eles irão analisar o histórico escolar do candidato e adequação do currículo do ensino médio ao(s) curso(s) de graduação pretendido(s). O resultado preliminar será divulgado no dia 29 de setembro e o final em 3 de novembro, pelas missões ou representações diplomáticas. 

Mais informações no Edital do PEC-G, no sítio do PEC-G ou pelo telefone +55 (61) 2022-8177. 

Por Adriano Lesme