Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Opera é um navegador criado em 1994 pela empresa estatal de telecomunicações da Noruega e foi a primeira alternativa leve para os usuários. Recentemente perdeu seu posto de "navegador alternativo" para o Mozilla Firefox (a versão "light" do Mozilla), conta porém ainda com uma fiel comunidade de usuários. Diversos dos recursos mais modernos existentes entre os navegadores vieram do Opera e foram copiados para os demais.

O Opera Web Browser é um navegador de alta qualidade, suportando diversas plataformas, sistemas operacionais e inclusive sistemas embarcados de navegação web, tais como PDA's e celulares. Utiliza para tanto um renderizador chamado 'Opera Mobile Accelerator' que permite uma boa visualização de conteúdo, mesmo em pequenas telas.

É o terceiro browser mais usado, ficando atrás do Mozilla e do Internet Explorer. Porém, como o Opera fica cada vez mais eficiente, novos usuários são conquistados diariamente.

As versões anteriores ao Opera 5, que foi lançado em dezembro de 2000, eram shareware, pois o usuário baixava o navegador, utilizava o programa por um tempo e depois desse período de teste tinha que pagar para continuar usando o programa. No entanto, a Opera Software, a desenvolvedora do Opera, passou a usar à partir da versão 5, o esquema adware, ou seja, qualquer usuário pode utilzar o navegador, sendo que quem optar por não pagar verá um banner na parte superior do programa, ao lado dos botões padrão. Isso não seja a prejudicar o uso do Opera, mas quem quiser pode pagar e terá o banner retirado.

Características do Opera Web Browser

 O Opera Web Browser tem todas as características dos navegadores mais modernos, e também foi o pioneiro em algumas das maiores inovações na história do browsing:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Licença livre e sem anúncios.

- Oferece proteção contra spyware, vírus informático e outra aplicações maliciosas que podem infectar o computador enquanto o usuário navega pela web. Por exemplo, mostra informação de segurança dentro da barra de endereço do navegador, localizada próxima do ícone do cadeado que indica o nível de segurança presente em um sítio. Também oferece proteção contra ataques de phishing e automaticamente faz verificação a procura de atualizações de segurança.

- Bloqueador de janela pop-up. Permite que o utilizador bloqueie todas as janelas pop-ups, ou abra apenas aquelas que tenham sido requisitadas.

- Tabbed browsing, cada nova página abre em forma de janelas internas no programa

- Motor de busca integrado

- Opera M2Cliente de E-mail

- RSS NewsFeed

- Cliente de IRC

- Apagar dados privados

- Temas para melhor visualização do usuário.

- Gerenciador de senhas (conhecido como Wand) que armazena nomes de usuário e respectivas senhas de acesso às páginas de internet. Pode armazenar mais de um nome de usuário e senha por página, permitindo ainda que o utilizador selecione qual combinação usar, caso múltiplas combinações estejam armazenadas.

- Gestos do rato navegam nas páginas mais rapidamente com comandos configurados no rato

- Suporte ao protocolo BitTorrent, disponível na versão 8.02

- Zoom das páginas, remover imagens.

Site oficial: http://www.opera.com

Veja Mais!

- Internet Explorer

- Firefox

Página Anterior - Informática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Opera"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/opera.htm. Acesso em 01 de julho de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Argumento por exemplificação

A exemplificação sempre foi um recurso importante para a explicação de conceitos mais teóricos ou mais difíceis...

Cem anos de solidão | Análise Literária

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Cem anos de solidão”, um dos romances mais...