Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Política de IA
Facebook
X
WhatsApp
Play
1x
Política de IA Conteúdo feito por humanos

Em 12 de outubro de 1990, a Academia Brasileira de Letras, Academia das Ciências de Lisboa e delegações de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, aprovaram em Lisboa um projeto de ortografia unificada da Língua Portuguesa.

O novo acordo ortográfico entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009. Visa à unidade da língua, o aumento de seu prestígio social e a redução, ou até mesmo a extinção das barreiras encontradas pelos países e falantes lusófonos quando, por exemplo, tentam difundir suas conquistas, reflexões e conteúdos, pois as diferenças ortográficas atrapalham a circulação de tais obras.

Anuncie aqui

Vejamos o conteúdo de algumas propostas:

- Trema: o trema deixa de existir, com exceção de palavras de nomes próprios estrangeiros. Exemplo: mülleriano, de Müller.

- Acentuação: o acento dos ditongos orais abertos “éi” e “ói” desaparece nas palavras paroxítonas. O acento se mantém caso se trate de oxítonas. Exemplo: herói, heroico.

- H inicial: emprega-se por força da etimologia e em virtude da adoção convencional.
Exemplos: homem, humor, hã?, hum!
Mantém-se numa palavra composta ligada a um elemento anterior por meio do hífen.
Exemplo: pré-história, anti-higiênico.
Em Portugual, o "h" inicial será suprimido, apesar da etimologia, quando sua ausência já está consagrada pelo uso, como em erva (herva) e úmido (húmido).
Suprime-se em composição por aglutinação: desarmonia, inábil, reabilitar.

As modificações propostas, segundo especialistas, devem alterar 0,45% do vocabulário do Brasil, em Portugal a mudança prevista é de 1,6%.

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura

O novo acordo entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009, e tem como um dos objetivos unificar a língua.
O novo acordo entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009, e tem como um dos objetivos unificar a língua.
Autor: Marina Cabral da Silva
Escrito por Marina Cabral da Silva Professora de língua portuguesa.
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Marina Cabral da. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Brasil Escola, 2026. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/portugues/acordo-ortografico-lingua-portuguesa.htm. Acesso em 02 de setembro de 2026.
Copiar