Topo
pesquisar

Tennessee

Geografia

Tennessee é um estado americano localizado na região sudeste do país. Nesse país, as temperaturas variam entre 26°C, no verão, e 3,5°C, no inverno.
PUBLICIDADE

Tennessee é um Estado localizado na região sudeste dos Estados Unidos. O mesmo limita-se com o Kentucky e a Virgínia ao norte; Carolina do Norte a leste; Geórgia, Alabama e Mississippi ao sul; e com o Arkansas e o Missouri a oeste. Tennessee é conhecido como The Volunteer State (O Estado dos Voluntários), em razão do espírito militar de sua população.

A região do Tennessee era escassamente povoada e pertencia ao Estado da Carolina do Norte. Após sua população ter crescido significativamente a partir da década de 1750, se separou da Carolina do Norte em 1796. Tennessee foi elevado à categoria de Estado em 1 de junho de 1796. Após se juntar aos Estados Confederados da América na Guerra Civil Americana, foi readmitido como Estado americano em 1869.

Juntamente com Missouri, Tennessee é o Estado que possui o maior número de vizinhos: oito Estados. Missouri, Cumberland e Tennessee são seus principais rios; cerca de 55% de seu território é coberto por florestas. O Estado também possui diversos lagos artificiais, conhecidos como os Grandes Lagos do Sul. Tennessee possui um clima subtropical úmido, com temperaturas médias de 26ºC no verão e 3,5ºC no inverno, variando muito pouco de região para região.

A economia do Estado é baseada, principalmente, no setor de serviços. Entre outras importantes fontes de riqueza, podemos citar o turismo, a indústria de manufatura e a agropecuária. Os maiores grupos étnicos presentes no mesmo são os americanos, afro-americanos, irlandeses, ingleses e alemães.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Nashville, a capital do Tennessee
Nashville, a capital do Tennessee

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Tennessee"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tennessee.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola