Topo
pesquisar

Rio Danúbio

Geografia

O rio Danúbio possui 2850 quilômetros quadrados de extensão, ao todo é divisa natural de 10 países europeus. Também é muito conhecido pelo seu alto potencial de navegação.
Rio Danúbio na Sérvia
Rio Danúbio na Sérvia
PUBLICIDADE

O Danúbio corresponde a um rio europeu que ocupa o segundo lugar em extensão, superado somente pelo rio Volga.

O rio Danúbio é favorável à navegação em grande parte de seu trajeto. Sua nascente está localizada na Floresta Negra, em território alemão. O rio possui 2850 quilômetros de extensão até desaguar no mar negro.

Além de seu potencial de navegação, serve para delimitar territórios, ou seja, usado como fronteira natural de dez países europeus. O rio corta importantes cidades europeias tais como Ulm, Ingolstadt, Ratisbona, Linz, Viena, Bratislava, Budapeste, Novi Sad, Belgrado, Ruse, Braila e Galati.

O Danúbio possui uma bacia que abrange uma área de 795 686 quilômetros quadrados, para compor suas águas ele necessita de seus afluentes, desses os principais são os rios lller, Lech, Inn, Drava, Sava, Morava, Tisza e Prut. Os países que fazem parte da bacia do Danúbio são: Alemanha, Eslováquia, Croácia, Bulgária, Moldóvia, Áustria, Hungria, Servia, Romênia e Ucrânia.

No sistema de transporte, o rio Danúbio ocupa um lugar de destaque, pois é utilizado como um importante ponto de ligação entre distintos lugares dentro da Europa. Suas águas são importantes fontes de renda, uma vez que percorre diversas áreas de elevados níveis industriais e também importantes centros urbanos.

O Danúbio não é marcado somente pelo seu potencial econômico e logístico, mas também pelo elevado volume de poluentes que recebe ao longo de seu trajeto pelo continente, poluentes esses oriundos de diferentes fontes, desde resíduos urbanos até industriais. O que ameniza a poluição é a sua foz que possui a capacidade de reter os poluentes, isso ocorre por causa da grande biodiversidade existente no local, principalmente por que se trata de uma das áreas de conservação da Europa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Rio Danúbio "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/rio-danubio.htm>. Acesso em 26 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola