Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Jazz

O Jazz se caracteriza por ser uma dança bastante popular
O Jazz se caracteriza por ser uma dança bastante popular
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Esse texto tem como proposta introduzir o leitor às principais características da dança jazz: uma manifestação artístico-corporal que influencia até hoje os espetáculos da Broadway.

Ao contrário do ballet, uma dança tipicamente erudita, o jazz se caracteriza por ser uma dança bastante popular. Acredita-se que a manifestação da dança jazz tenha surgido paralelamente ao desenvolvimento da música jazz, o que remeteria os créditos da dança à parte da população negra estadunidense, assim como se credita a origem musical.

As semelhanças com a música jazz não param por aí: se a principal característica do jazz música é o improviso, a principal característica do jazz dança também é o improviso. Isso significa que há uma maior liberdade de movimento para a composição da dança, quando comparada às danças clássicas. Ainda assim, muitos de seus movimentos básicos têm origem no ballet clássico e na dança moderna.

É possível descrever essa dança como uma manifestação corporal acompanhada de música, marcada pela polirritmia (quando o corpo acompanha vários ritmos simultaneamente), movimentos sincopados (quando há rompimento dos movimentos já internalizados e estabelecem-se outros padrões de movimentos) e pelo swing. Ainda que a influência da música jazz seja bastante intensa sobre a constituição dessa dança, sua prática não necessariamente é acompanhada desse estilo de música, o que permite ao praticante liberdade também na escolha musical.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ingresso do jazz no Brasil se deu nas décadas de 30 e 40 do século XX, mas tomou corpo na década de 50. Foi apenas nos anos 60 que houve um maior desenvolvimento dessa dança em nosso país, fato que se refletiu na grande quantidade de espetáculos produzidos.

No entanto, foi nas décadas de 80 e 90 que o jazz ganhou os estabelecimentos de ensino de dança em nosso país, popularizando-se também como elemento integrante da educação corporal infantil.

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Rondinelli Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Jazz"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/jazz-danca.htm. Acesso em 22 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante