Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Doenças psicossomáticas

Doenças psicossomáticas tem sua principal origem no sistema nervoso
Doenças psicossomáticas tem sua principal origem no sistema nervoso
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As doenças psicossomáticas podem exercer ação na saúde do corpo de maneira intensa.

A hipófise, uma glândula que possui ligação com a região do hipotálamo no cérebro, é a responsável pelo mecanismo que desencadeia a doença, uma vez que ela produz hormônios que controlam todas as funções do organismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


As emoções e sentimentos mais fortes são percebidos pelo hipotálamo, estas emoções alteram as funções do hipotálamo e sua conexão com a hipófise. As doenças respiratórias, de pele, circulatórias e gastrointestinais causadas ou agravadas pela tensão nervosa são resultados desta alteração. Sendo assim, pode-se dizer que as doenças psicossomáticas têm componente psíquico, a manifestação de doenças orgânicas é ocasionada por problemas emocionais.

O corpo possui suas próprias defesas, ou seja, ele manifesta, coloca para fora as emoções que às vezes a pessoa tenta esconder por meio de tremor, dores de barriga, gestos e travamento de dentes.

Patrícia Lopes

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Doenças psicossomáticas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/doencas-psicossomaticas.htm. Acesso em 19 de julho de 2024.

De estudante para estudante