Topo
pesquisar

21 de Junho – Dia internacional do Aperto de Mão

Datas Comemorativas

No dia 21 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Aperto de mão, cumprimento usado como expressão de sentimento ou para consolidar um acordo entre pessoas.
O aperto de mão como sinal de paz entre as raças e gerações
O aperto de mão como sinal de paz entre as raças e gerações
PUBLICIDADE

O aperto de mão é um dos cumprimentos mais antigos da história da humanidade. O primeiro registro de seu surgimento foi encontrado nos hieróglifos egípcios. Os povos do Egito Antigo acreditavam que o faraó adquiria seu poder quando as divindades estendiam as mãos para ele.

Em uma época em que praticamente todos os homens carregavam alguma arma, o aperto de mão representava um sinal de paz.  Eles estendiam as mãos para mostrar que não estavam armados, por isso esse cumprimento nasceu como um hábito tipicamente masculino.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, o aperto de mão é considerado um gesto de cumprimento ou saudação usado como expressão de sentimento de amizade, afinidade e confiança entre as pessoas. Ele pode ser usado, também, como consolidação de um acordo formal ou informal.

No dia 21 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Aperto de Mão, relembrando as pessoas de como esse gesto é relevante para as relações sociais. O aperto de mão pode dizer muito sobre uma pessoa. Portanto, estenda a mão, cumprimente!

Por Jessyca Moreira Borba
Graduada em Pedagogia
Colaboradora Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BORBA, Jessyca Moreira. "21 de Junho – Dia internacional do Aperto de Mão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/21-junhodia-internacional-aperto-mao.htm. Acesso em 19 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola