Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

21 de Junho – Dia internacional do Aperto de Mão

No dia 21 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Aperto de mão, cumprimento usado como expressão de sentimento ou para consolidar um acordo entre pessoas.

O aperto de mão como sinal de paz entre as raças e gerações
O aperto de mão como sinal de paz entre as raças e gerações
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O aperto de mão é um dos cumprimentos mais antigos da história da humanidade. O primeiro registro de seu surgimento foi encontrado nos hieróglifos egípcios. Os povos do Egito Antigo acreditavam que o faraó adquiria seu poder quando as divindades estendiam as mãos para ele.

Em uma época em que praticamente todos os homens carregavam alguma arma, o aperto de mão representava um sinal de paz.  Eles estendiam as mãos para mostrar que não estavam armados, por isso esse cumprimento nasceu como um hábito tipicamente masculino.

Atualmente, o aperto de mão é considerado um gesto de cumprimento ou saudação usado como expressão de sentimento de amizade, afinidade e confiança entre as pessoas. Ele pode ser usado, também, como consolidação de um acordo formal ou informal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No dia 21 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Aperto de Mão, relembrando as pessoas de como esse gesto é relevante para as relações sociais. O aperto de mão pode dizer muito sobre uma pessoa. Portanto, estenda a mão, cumprimente!

Por Jessyca Moreira Borba
Graduada em Pedagogia
Colaboradora Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Jessyca Moreira Borba Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BORBA, Jessyca Moreira. "21 de Junho – Dia internacional do Aperto de Mão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/21-junhodia-internacional-aperto-mao.htm. Acesso em 10 de outubro de 2024.

De estudante para estudante