Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Lampião

Curiosidades

PUBLICIDADE

Por que o Cangaceiro Lampião Começou a Usar Óculos?

A história começa em agosto de 1925 quando em uma de suas muitas invasões pelo sertão de Pernambuco, Lampião e seu grupo foram surpreendidos pela polícia da região.

O tiroteio desse dia marcou toda a vida de Lampião. Seu irmão mais novo chamado Livino foi atingido pelos policiais e morreu. Lampião ao reagir foi ferido no olho direito por um espinho do cacto que o policial atingiu com uma escopeta.

Lampião foi levado a um médico numa cidade, próxima ao acidente, chamada Triunfo onde retiraram o espinho de seu olho. O médico não conseguiu livrá-lo da cegueira. Bem-humorado, Lampião dizia que precisava apenas de um olho para atirar já que mesmo tendo dois precisava fechar um, e não se importou com o ocorrido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir daí, tornou-se canhoto na hora de atirar e usou óculos para esconder a cegueira daqueles que não o conheciam e para proteger o outro olho do sol sertanejo.

Curiosidades - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Lampião"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/por-que-lampiao-usou-oculos.htm. Acesso em 04 de agosto de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Cangaço foi o nome dado a um movimento social ocorrido no Nordeste que teve Virgulino, o Lampião, como seu principal líder. Saiba mais!