close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Origem da Lenda da Cegonha

A cegonha é dócil e protetora
A cegonha é dócil e protetora
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A lenda da cegonha surgiu na Escandinávia. Conta-se que, na época em que os bebês costumavam nascer em casa, às mães diziam aos filhos que os bebês haviam sido trazidos pela cegonha justificando o aparecimento repentino de um novo membro na família. Para explicar o descanso da mãe depois do parto, dizia-se que, antes de partir, a cegonha havia bicado sua perna.

A escolha da cegonha como símbolo foi devido a sua característica dócil e protetora, que dedica atenção especial e carinho às aves doentes ou mais velhas. Os antigos romanos criaram uma lei incentivando as crianças a cuidarem dos idosos, denominada Lex Ciconaria (Lei da Cegonha).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além desse motivo, há o do fato das cegonhas costumarem fazer seu ninho ao lado da chaminé das casas e voltarem sempre para o mesmo lugar, para pôr ovos e cuidar dos filhotes. A mistura de generosidade e fidelidade ao ninho criou um símbolo perfeito. A lenda se espalhou pelo mundo no século XIX, através dos contos do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Curiosidades - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Origem da Lenda da Cegonha"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/origem-da-lenda-da-cegonha.htm. Acesso em 19 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Estude agora


Funções orgânicas: Fenóis

Os fenóis são compostos orgânicos oxigenados caracterizados por possuírem uma hidroxila ligada a um anel aromático...

Guerra na Ucrânia

Assista à videoaula e entenda a guerra entre Rússia e Ucrânia. Saiba as suas causas e como a comunidade...