Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O susto faz o soluço parar?

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Você já ouviu falar que o susto faz o soluço parar? Mas afinal, será que vale a pena arriscar levar um “sustinho” nesse momento? No instante do susto o organismo libera a adrenalina, substância que restabelece o funcionamento normal do nervo frênico, fazendo com que o soluço pare. Mas para que o susto exerça essa influência, a pessoa precisa se assustar de verdade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


O nervo frênico controla os movimentos do diafragma, principal músculo responsável pela respiração. O soluço, fechamento da glote que ocorre independentemente da nossa vontade, pode ser cessado também ao tomar um copo de água com o nariz tampado.

Outra tentativa de fazer com que o soluço pare, é prender a respiração por alguns segundos, assim a taxa de gás carbônico no organismo é aumentada, o que faz com que o nervo frênico iniba e depois volte a trabalhar corretamente.

Por Patrícia Lopes

Escritor do artigo
Escrito por: Patrícia Lopes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "O susto faz o soluço parar?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-susto-faz-soluco-parar.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

De estudante para estudante