Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Intoxicação por Água

Quando se ingere grande quantidade de água num curto período pode ocorrer um desequilíbrio no organismo
Quando se ingere grande quantidade de água num curto período pode ocorrer um desequilíbrio no organismo
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A intoxicação por água é um desequilíbrio que ocorre no organismo quando se ingere grande quantidade de água num curto período, sobrecarregando os rins que não conseguem funcionar normalmente. Causa um problema chamado hiponatremia que desconcentra os íons de sódio no organismo e pode levar o indivíduo à morte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No início pode ser tratada com soro associado a eletrólitos, mas se não tratada é fatal, pois o sódio faz a circulação dos líquidos na parte externa das células regulando a pressão arterial, auxiliando no bom funcionamento dos músculos, entre outros benefícios.

A grande quantidade de água no organismo faz com que as células tentem absorver maior proporção de água do que conseguem fazendo com que inchem bastante podendo explodir com a pressão da água, como ocorre com as células do cérebro. Não há uma quantidade exata de líquidos a ingerir, pois esta varia de acordo com as condições de cada organismo.

Por Gabriela Cabral

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Intoxicação por Água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/intoxicacao-por-agua.htm. Acesso em 14 de abril de 2024.

De estudante para estudante