Topo
pesquisar

Zahiruddin Muhammad ou Kahir al-Din Mohamed

Biografia

PUBLICIDADE

Imperador, guerreiro, aventureiro, poeta e amante da natureza nascido no principado de Fergana, região hoje pertencente ao Usbequistão, fundador do império mongol da Índia. Descendente de Gengis Khan por parte de mãe e de Taimur ou Tamerlão, por parte do pai.

herdou deste, Umar Shaykh Mirza, o governo de Fergana (1494). Nos anos seguintes tentou realizar o velho sonho de reconquistar Samarkand, antiga capital do império de Taimur. Derrotado pelos usbeques de Transoxania e suas forças, expulsas de Samarkand e Fergana (1501), refugiou-se em Kabul, após conquistar a região juntamente com Qandhar e Badakhshan. Depois de 22 anos, voltou seu interesse para a Índia.

Depois de várias incursões, derrotou o poderoso exército de Ibrahim Lodi, sultão de Delhi, em Panipat (1526) e o Rana Sanga de Mewar (1527) tornando-se o primeiro imperador mongol do norte da Índia e estabelecendo Agra como a capital do novo império, cidade onde morreu. Escreveu uma autobiografia em turco, Tuzk-I-Babri, traduzida posteriormente por Abdur Rahim Khan Khanan para o persa, durante o reinado do seu neto Akbar.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem B - Biografia - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola