Topo
pesquisar

Theodoro João Henrique Langgaard

Biografia

PUBLICIDADE

Langgaard era europeu formado em medicina pelas Universidades de Copenhaguen e Kiel. Veio viver no Brasil e revalidou seu diploma na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde foi aprovado com distinção.

Escreveu o Formulário Médico e Farmacêutico ou Vademecum Medicum em 1872. Segundo o autor esta é uma obra de proporções limitadas, devido a este fato não lhe foi possível entrar em grandes apreciações sobre a farmaco - dinâmica e nem em detalhes químicos e farmacêuticos. No entanto, teve especial cuidado ao falar das plantas medicinais indígenas. Neste item escreveu as diversas denominações pelas quais as plantas eram conhecidas no século passado, seu nome botânico, a família, a descrição, ainda que pequena da planta, sem se esquecer do desenho, afinal pretendia facilitar o conhecimentos das mesmas junto a pequena classe médica brasileira.

Não esqueceu de anotar sobre os medicamentos e da maneira de prepará-los, cuidou também de estabelecer o paralelo entre as medidas européias e brasileiras: 20 grãos de um determinado medicamento é igual a 1 grama, 4 gramas é igual a uma oitava e que 2 oitavas é igual a 7 gramas. Uma onça é igual a 30 gramas.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem T - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Theodoro João Henrique Langgaard"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/theodoro-joao-henrique.htm. Acesso em 21 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola