Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Teodorico I

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Monarca italiano de origem incerta, mas que teria vivido sua infância em Constatinopla, criador do reino ostrogodo da Itália, o maior dos principados germânicos estabelecidos no território do antigo Império Romano do Ocidente. Sucedeu o pai, o chefe ostrogodo Teodomiro, quando da morte deste (471) e estabeleceu sua nação na Mésia inferior, hoje Bulgária, onde manteve constantes relações hostis com outro grupo de ostrogodos, chefiados por Teodorico Estrabão. Nomeado patrício e cônsul pelo imperador romano Zenão, foi enviado à Itália (488) para derrubar o chefe germânico Odoacro e governar a península em seu nome.

Acompanhado de seu povo, cerca de cem mil pessoas, chegou à Itália (489) e finalmente, em Ravenna, eliminou o rival (493), tornando-se praticamente o rei da Itália durante cerca de 33 anos. Chegou a ser reconhecido como principal soberano do Ocidente, embora teoricamente devesse obediência política ao imperador romano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cercado de conselheiros romanos, desenvolveu um governo, com sede em Ravenna, marcado por duradoura paz na região cuidadosamente zelada através da valorização das tradições e instituições imperiais e da estrita, porém harmônica, separação entre godos e romanos, permitindo, por exemplo, a coexistência do cristianismo e do arianismo professado pelos godos, porém nos confrontos com a igreja romana prendeu o papa João I, que morreu na prisão.

Aprovou um conjunto de sentenças baseadas em leis romanas, o Edicto, com o propósito de submeter ambos os povos à mesma lei, no entanto manteve seu exército composto somente de ostrogodos e proibiu o porte de armas aos romanos. Morreu em Ravena deixando o reinado independente para seu neto Amalarico (526-531). Uma nota triste de seu reinado foi a execução (524) do filósofo Boécio, seu antigo conselheiro.

Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Teodorico I"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/teodorico-i.htm. Acesso em 17 de novembro de 2024.

De estudante para estudante