Topo
pesquisar

Sterling Brown Hendricks

Biografia

PUBLICIDADE

Químico norte-americano nascido em Elysian Fields, uma pequena vila no oeste do Texas, funcionário do U.S. Department of Agriculture (1928-1970) e chefe químico Bureau of Plant Industry, Soils e Agricultural Engeneering (1948-1970). Filho do médico James Gilchrist Hendricks, também nativo de Ellysian Fields (1854), e da professora graduada Martha Daisy Gamblin, de Caddo Parrish, Louisiana (1873), foi educado em sua cidade natal e fez high school morando com uma tia em Shreveport, Louisiana.

Mudou-se com a família para Fayetteville, Arkansas. Graduou-se B.A. em engenharia química pela University of Arkansas (1922) e especializou-se em geologia e química (1923) pela University of Iowa. M.Sc em química pela Kansas State University (1924) e iniciou o Ph.D no California Institute of Technology, recebendo o diploma em química com uma tese em cristalografia (1926), orientado por Linus Pauling, no laboratório de Roscoe Dickinson. Fez postdoctoral no Geophysical Laboratoty, Carnegie Instituition, Washington (1926-1927) e no Rockefeller Institute Medical Research (1927-1928) e foi contratado pelo Fixed Nitrogen Laboratory, do U. S.

Department of Agriculture, onde nos anos seguintes fez grandes para a mineralogia e estudo dos solos. Casado (1931) com Edith Ochiltree, da Philadelphia, quando visitava sua filha Martha O'Neal, em Novato, California, durante o Christmas holidays (1980), morreu repentinamente vítima de síndrome Guillian-Barré, em 4 de janeiro (1981), depois de uma vida recheada de sucessos, de muitas honrarias e premiações e como membro de várias academias científicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sterling Brown Hendricks

Advogado, militar e político norte-americano nascido perto de Courtland, Alabama, importante nome da Guerra de Secessão. Ele cresceu em Mississippi onde estudou leis e foi admitido no tribunal antes de se mudar para Washington-on-the-Brazos, Texas (1841). Depois de seu retorno de uma expedição a Somervell (1842), ele ensinou na escola de Bowie County e, depois, abriu uma loja em Elysian Fields. Entrando na política e representou os municípios de Harrison e Panola na House of the Ninth Legislature (1862-1863).

Ao término desse mandato entrou no Exército Confederado como capitão de uma companhia de Harrison County. Ele foi promovido a tenente-coronel da Seventeenth Texas Cavalry. Enquanto comandava o regimento em Louisiana, Pendleton Murrah o designou o agente financeiro da penitenciária de Texas. Após a guerra ele foi comerciante, fazendeiro, presbítero e um Mason em Harrison County, onde morreu. Escreveu uma narrativa The Somervell Expedition to the Rio Grande (1842), publicada postumamente no Southwestern Historical Quarterly (1919).

Figura copiada do site da NATIONAL ACADEME OF SCIENCES - NAS / USA:
http://books.nap.edu/books/0309036933/html/180.html 

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG  

Ordem S - Biografia - Brasil Escola

Sterling Brown Hendricks, químico norte-americano
Sterling Brown Hendricks, químico norte-americano

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Sterling Brown Hendricks"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/sterling-brown.htm. Acesso em 21 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola