Topo
pesquisar

Stefano degli Angeli

Biografia

PUBLICIDADE

Matemático italiano nascido e morto em Veneza, protegido do Cardeal Michelangelo Riccide e dedicado aos métodos infinitesimais, com ênfase na quadratura de espirais, parábolas e hipérboles. Estudou matemática na Universidade de Bologna, ensinou literatura, filosofia e teologia em Ferrara (1644) e, então, transferiu-se para Bologna (1645) onde esteve sob a influência de Cavalieri, com o qual manteve intensa correspondência mesmo depois de deixar Bologna. Manteve também correspondência com outros matemáticos da época como Torricelli and Viviani.

Foi reitor de uma ordem religiosa em Roma (1647-1652), até passar a ensinar matemática Universidade de Padua (1662-1697), função que exerceu até sua morte. Lá ele foi professor de Gregory (1664-1668), ensinando-o séries. Publicou De infinitorum parabolis (1654), De infinitorum spiralium spatiorum mensura (1660), De infinitorum cochlearum (1661). Também pesquisou estática dos fluidos baseado no princípio de Archimedes e nos experimentos de Torricelli e publicou Della gravita dell aria e fluidi (1671), além de pesquisar a queda livre dos corpos e a rotação da Terra, e morreu em Veneza.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG  

Ordem S - Biografia - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Stefano degli Angeli"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/stefano-degli.htm. Acesso em 13 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola