Topo
pesquisar

Solomon Lefschetz

Biografia

PUBLICIDADE

Engenheiro e matemático russo nascido em Moscou e naturalizado americano, considerado um pioneiro no desenvolvimento de técnicas algébricas de topologia. De família judia, era filho dos turcos Alexander e Vera Lefschetz, que logo após seu nascimento mudou-se para Paris. Estudou na École Centrale de Paris (1902-1905) e mudou-se para os Estados Unidos.

Trabalhando para a Westinghouse Electric Company, em Pittsburgh (1907-1910), perdeu ambas as mãos em um acidente (1910) e foi obrigado a deixar a engenharia passando a se dedicar exclusivamente à matemática e doutorou-se na Clark University em Worcester, Massachusetts (1910-1911). Tornou-se cidadão estadunidense (1912) e casou-se com Alice Berg Hayes (1913).

Começou a trabalhar nos Estados Unidos como professor de matemática na Kansas University (1913-1925) e de topologia na Princeton University (1924-1953), onde também foi editor do Annals of Mathematics. Faleceu em Princeton, New Jersey, USA, sendo que a palavra topologia foi criada mais de cinqüenta anos após sua morte (1930).

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG  

Ordem S - Biografia - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Solomon Lefschetz"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/solomon-lefschetz.htm. Acesso em 13 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola