Topo
pesquisar

Sextus Julius Frontinus

Biografia

PUBLICIDADE

Militar e engenheiro romano que, em Roma, sob o Imperador Nerva. Iniciou sua carreira política quando foi nomeado pretor da cidade de Roma (70), cargo que ocupou por cinco anos, e tornou-se governador romano da Bretanha (75), antes de voltar definitivamente para Roma (78). Como Curator aquarum, ou seja, comissário da água, de Roma escreveu De aquoeductis urbis Romae (97), historiando e descrevendo o sistema de distribuição de água de Roma e estabelecendo medidas contra o desperdício do líquido, considerado o primeiro relato completo de um ramo importante da administração em Saúde Pública e da história da arquitetura.

Nesta época Roma possuía cerca de 590 fontes públicas de água. Foi o mais nobre caráter de sua época e, além do De aquoeductis, um livro que trata de tudo o que diz respeito aos planos, à construção e à manutenção dos aquedutos, escreveu De agrorum qualitate, De controversiis, De limitibus, De re militari Romanorum, ssobre preceitos de tática e outros assuntos militares, Strategematon libri IV, uma coleção de estratégias militares. Deu muita importância para a história da arquitetura antiga e provavelmente morreu em Roma.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem S - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Sextus Julius Frontinus"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/sextus-julius-frontinus.htm. Acesso em 18 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola