Topo
pesquisar

Servius Sulpicius Galba

Biografia

PUBLICIDADE

Imperador de Roma (68-69) que foi assassinado após nomear como seu sucessor, um jovem tímido e impopular, Lucius Calpurnius Pisanus Licinianus. Descendente de uma família muito antiga e ilustre, os Sulpicius, foi protegido de Augustus, Tiberius e Livia, bem como de Caligula e Claudius I. Cônsul (33) e administrador da Aquitânia, Germânia, enviado por Caligula para impor a disciplina depois da revolta de Lentulus Getulicus, África e Hispania Tarraconensis, onde passou oito anos durante o reinado de Nero, ganhando prestígio por sua competência e integridade.

Vindex persuadiu-o a lutar pelo poder, rebelou-se (68) contra Nero, e a ação da guarda pretoriana sob o comando de Nymphidius Sabinus facilitou a tarefa, e foi proclamado imperador. Honesto e eficiente em posições subalternas, nos comandos das províncias, mostrou-se pouco a vontade para se adaptar ao poder supremo, transformando-se em uma figura impopular. Excessivamente severo, auxiliado por figuras desleais e arrogantes como Titus Vinius, Lacanus e Icelus, e com as medidas administrativas antipáticas tomadas, terminou assassinado pelos pretorianos que puseram Otho em seu lugar.

Figura copiada do site NOMISMATIKE:
http://www.nomismatike.hpg.com.br/  

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem S - Biografia - Brasil Escola

Imperador Romano: Servius Sulpicius Galba
Imperador Romano: Servius Sulpicius Galba

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Servius Sulpicius Galba"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/servius-sulpicius.htm. Acesso em 15 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola