Topo
pesquisar

Ronald Ross

Biografia

PUBLICIDADE

Médico, biólogo sanitarista e entomologista indiano nascido em Almora, Índia, e naturalizado inglês, famoso por descobrir que o mosquito anopheles transmite o parasita da malária (1897). Formou-se em medicina no Saint Bartholomew's Hospital em Londres (1879) e entrou no serviço militar Indo-Britânico (1881). Após estudar bacteriologia em Londres (1888-1889), dirigiu uma expedição pelo Oeste da África e identificou a presença de malária com o mosquito transmissor (1889). Retornou para a Índia (1892) e iniciou as investigações sobre transmissão e controle de malária.

Desenvolveu uma séries de experimentos que provaram que a malária era transmitida pelos mosquitos e demonstrou o ciclo do parasita no Anopheles (1895). Retornou para Inglaterra (1899) e juntou-se a faculdade do Liverpool School of Tropical Medicine. Foi eleito fellow da Royal Society (1901) e, por sua descoberta, foi agraciado com Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina (1902). Foi sagrado cavaleiro (1911) e nomeado médico de doenças tropicais no King's College Hospital, em Londres (1913) e logo após foi nomeado diretor-chefe do Ross Institute and Hospital for Tropical Deseases, Londres, na cidade onde ficaria até morrer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Foto copiada do site da FUNDAÇÃO NOBEL:
http://www.nobel.se/

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem R - Biografia - Brasil Escola

Ronald Ross, descobriu que o mosquito anopheles transmite o parasita da malária
Ronald Ross, descobriu que o mosquito anopheles transmite o parasita da malária

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Ronald Ross"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/ronald-ross-sir.htm. Acesso em 18 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola