Topo
pesquisar

Robert Peel

Biografia

PUBLICIDADE

Político britânico nascido em Bury, conhecido como administrador competente e incorruptível, foi o fundador do Partido Conservador e criador da primeira força policial disciplinada de Londres. De origem rica, estudou em Oxford, tornou-se membro do Parlamento (1809) e teve seu primeiro cargo executivo quando nomeado secretário da Irlanda (1812). Depois foi Ministro do Interior (1821-1834), quando promoveu uma ampla reforma do código penal, promulgou da lei de emancipação da Irlanda (1829) e reorganizou e ampliou a polícia londrina.

Foi primeiro-ministro (1834-1835, 1841-1846), onde desenvolveu medidas administrativas de grande repercussão como a criação do imposto de renda e a abolição das corn laws, leis que restringiam a importação de milho e outros cereais. Estas duas medidas provocaram forte reação dos partidos de oposição e provocaram a queda de seu gabinete (1846). Decepcionado renunciou ao cargo, abandonou o Parlamento e morreu em Londres, poucos anos depois.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Figura copiada do site da UNIV. TEXAS / PORTRAIT GALERY :
http://www.lib.utexas.edu/photodraw/portraits/

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem R - Biografia - Brasil Escola

Fundador do Partido Conservador de Londres
Fundador do Partido Conservador de Londres

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Robert Peel"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/robert-peel.htm. Acesso em 21 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola