Topo
pesquisar

Ramsés II

Biografia

PUBLICIDADE

Faraó do Egito (1194-1163 a. C.) da vigésima dinastia, nascido Usermaetré Meriamon em Tebas, famoso por sus grande vitórias marítimas e contra os povos da Ásia Menor e por estar ligado, segundo a bíblia, à opressão e êxodo dos hebreus. Na história aparece como um dos grandes conquistadores, juntamente com Tutmés I e III, da XVIII dinastia, e Ramsés II (XIX dinastia).

Terceiro faraó da décima nona dinastia egípcia, nascido Usermaetré Setepenré em Tebas, cujo reinado (1290-1224 a. C.), um dos mais longos da história do país, marcou o último período de apogeu do poder imperial egípcio. Herdeiro do trono de seu pai, Seti I (née Menmaetré que reinara por 17 anos, 1306-1290 a. C.), terminou, após dez anos no poder a guerra iniciada por seu pai com os hititas da Anatólia, hoje Síria, ao capturar Katna e Tunip.

Porém, alguns anos após, preferiu negociar um tratado de paz com a nação derrotada (1283 a. C.) em substituição ao julgo egípcio e, posteriormente, chegou a casar com uma princesa hitita (1270 a. C.). Construtor de grandes obras ficou conhecido pelo grande número de suas estátuas e por ter seu nome talhado em muitos monumentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 Das grandes construções que realizou, são conhecidos seis templos na Núbia, dois deles escavados na rocha, em Abu Simbel, com quatro estátuas colossais do rei. A leste do delta do Nilo, fundou a cidade de Pi-Ramesse ou casa de Ramsés, famosa por sua beleza e localizada de forma a facilitar as campanhas na Ásia. Em Tebas, concluiu o templo funerário de seu pai e construiu outro para si mesmo, atualmente conhecido como Ramesseum.

Figura copiada do site NOMISMATIKE:
http://www.nomismatike.hpg.com.br/

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem R - Biografia - Brasil Escola  

Faraó Ramsés II
Faraó Ramsés II
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola