Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ragnar Arthur Granit

Ragnar Arthur Granit, ganhador do Prêmio Nobel de Física (1967)
Ragnar Arthur Granit, ganhador do Prêmio Nobel de Física (1967)
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Fisiologista finlandês nascido próximo a Helsinki e naturalizado sueco, ganhador do Prêmio Nobel de Física (1967), dividido igualmente com George Wald, estadunidense da Harvard University, Cambridge, MA, e o também estadunidense Haldan Keffer Hartline, biofísico da University of Pennsylvania, por descobertas relativas a fisiologia do olho e os processos químicos visuais humano.

Filho de Arthur Wilhelm Granit e Albertina Helena Malmberg. foi educado em Helsingfors, para onde a família mudou-se seu pai tornou-se comerciante. Participou e foi condecorado na guerra de libertação da Finlândia (1918) e matriculou-se na Universidade de Helsingfors (1919) ainda antes da guerra terminar. Estudou humanidades e interessou-se por psicologia e diplomou-se em filosofia (1923) orientado pelo professor Eino Kaila.

Tornou-se demonstrador assistente do Instituto de Fisiologia, ( 1926), recebeu o M.D. (1927) com uma tese sobre a teoria da visão em cores e iniciou uma série de viagens de estudos para melhorar suas teorias. Foi visitante com o Prêmio Nobel Sir Charles Sherrington, em Oxford, England (1928) e tornou-se Docente em Fisiologia (1929). Foi Fellow em Medical Physics na Johnson Foundation of the University of Pennsylvania (1929-1931) e na Rockefeller Foundation (1932-1933).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Retornou para Helsingfors como Professor de Fisiologia (1935) e depois foi para o Instituto Real Carolina, em Estocolmo (1940), continuando suas pesquisas. Passou a dirigir o Instituto Nobel de Medicina (1945). No ano seguinte (1946) tornou-se também pesquisador em Neurofisiologia do Ministério da Educação. No MNI por 22 anos (1945-1967), período em que viajou extensivamente e foi, inclusive, professor visitante da Rockefeller University, New York (1956-1966). Aposentado (1967), tornou-se Professor Emeritus e morreu em Estocolmo, Suécia.

Foto copiada do site NASA NEUROLAB WEB

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Ragnar Arthur Granit"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/ragnar-arthur.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante