Topo
pesquisar

Pablo Casals

Biografia

PUBLICIDADE

Intérprete musical espanhol nascido na cidade catalã de Vendrell, Espanha, famoso por sua técnica com o violoncelo, desenvolvendo uma técnica de arco e dedilhado muito pessoal e revolucionária, da qual derivou toda a escola moderna do instrumento.

Filho de um organista, iniciou-se na música com o pai e estudou piano, composição e violoncelo em Barcelona, Madri e Bruxelas. Iniciou sua atividade profissional como solista no Teatro do Liceu, Barcelona (1896) e consagrou-se como concertista em Lamoureux de Paris (1899). Criou um célebre trio com o pianista Alfred Cortot e o violinista Jacques Thibaud, criou em Barcelona a Orquestra Pau Casals (1919) e fundou a Asociación Obrera de Conciertos, para educação musical dos operários (1926).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a guerra civil espanhola, foi morar em Prades, na França, onde organizou uma série de famosos festivais e depois se mudou para Porto Rico (1956) e dedicou-se à regência e à composição, além de criar uma nova Orquestra Pau Casals e o Festival Casals, de reconhecimento mundial. Morreu em Rio Piedras, Porto Rico, e entre suas composições mais famosas destacaram-se El pessebre (1960), e o Hino das Nações Unidas (1971).

Figura copiada da página A PORTRAIT OF PABLO CASALS:
http://www.cello.org/  

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem P - Biografia - Brasil Escola

Pablo Casals, musico espanhol
Pablo Casals, musico espanhol

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Pablo Casals"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/pau.htm. Acesso em 14 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola